Processos radicais estão mudando rapidamente as cidades que vivemos. Cada vez é mais evidente que o modo pelo que as cidades são produzidas não tem como resultado qualidade de vida ou justiça socioespacial. Os instrumentos tradicionais são incapazes de enfrentar os novos desafios.
É urgente criarmos 
modos de agir que transformem as nossas cidades para melhor.

 
URBANISTA ESPECIALIZADA
EM CULTURA E ESPAÇOS
PÚBLICOS.

Arquiteta urbanista, Laura Sobral graduou-se e é mestre pela Universidade de São Paulo, com intercâmbio na Universidad Politecnica de Madrid.

Desde 2007, Laura estuda e realiza intervenções urbanas, arquiteturas temporárias para a ativação dos espaços públicos. Em janeiro de 2014 teve a iniciativa do A Batata Precisa de Você, movimento de ocupação regular do Largo da Batata [São Paulo - SP], que evidencia, por meio do urbanismo tático, os potenciais de ocupação da praça, prototipando mobiliário urbano e promovendo atividades culturais e de lazer, para pensar coletivamente alternativas de produção de cidade com a participação efetiva de seus cidadãos.
É cofundadora do Instituto A Cidade Precisa de Você, que tem como foco a ativação e melhora dos espaços públicos urbanos e a articulação entre os vários atores dos territórios da cidade. 

Como fellow do The German Chancellor Fellowship for tomorrow's leaders – Alexander von Humboldt Foundation , desenvolveu a partir de Berlim, na Alemanha, um projeto sobre instrumentos urbanos para a gestão compartilhada de espaços públicos que resultou no seu livro Doing it Together – cooperation tools for the city co-governance (ZKU Press, 2019).

Atualmente está baseada em Lisboa fazendo seu doutoramento sobre políticas públicas que apoiam o tecido associativo local na qualificação de espaços públicos.  

ATUAÇÃO

• MAPEAMENTO DE POTENCIALIDADES E DESAFIOS TERRITORIAIS

• ESTRUTURAÇÃO DE PLANOS DE AÇÃO A MUITAS MÃOS

MOBILIZAÇÃO AÇÃO COLETIVA

• ANÁLISE DO IMPACTO E SISTEMATIZAÇÃO DE PROCESSOS E RESULTADOS

• ARTICULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE SUSTENTABILIDADE

E DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO COMPARTILHADA 

 

 

Palestras e aulas tanto para um público de especialistas quanto para o público em geral, falando de práticas de cidadania ativa, cidades hackeáveis, produção social do espaço e os coletivos urbanos.

 

 

Workshops de percepção urbana de curta e maior duração, desde a análise de uma situação ou território até o plano de ação para melhorá-lo coletivamente e a prototipagem da ideia.

 

Desenvolvimento de processos e projetos para espaços públicos, da micro à macro escala. Fazer coletivamente é o método pelo qual são concebidas soluções inovadoras e eficientes para novos desafios urbanos, centradas no usuário da cidade como protagonista.

 

Colaborações para a potencialização de projetos urbanos, trazendo um olhar arejado e contribuindo com referências, com especial foco em espaço público e políticas urbanas colaborativas para a gestão compartilhada de espaços públicos e comuns. 

 

Produção de textos para a mídia de amplo alcance e para a especializada. 

Publicações sobre espaços públicos, processos participativos, cidadania ativa, ativação cultural, arquitetura temporária e temas correlacionados de urbanismo contemporâneo.

 

 

Intervenções urbanas que ativam espaços públicos das cidade, provocando o imaginário e fortalecendo comunidades. Por meio da produção de encontro de pessoas a partir de propostas simples, são criadas situações para o intercâmbio de ideias.

 

 

 

ALGUNS TRABALHOS

PRINCIPAIS COLABORAÇÕES

logo humboldt.png
iscte logo.png
senac.png
 

LIVRO

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PUBLICADOS

 
 

CONTATO

laura@laurasobral.com 

 

 

 

 

 

 

  • Facebook - Black Circle
workshop mão na massa

workshop "A Praça é Massa" de intervenção urbana no Sesc Interlagos cidade: São Paulo