AÇÃO NA CIDADE A PARTIR DE SEUS ESPAÇOS PÚBLICOS.
PRODUÇÃO DE LUGARES POR PROCESSOS INTERATIVOS.
A CIDADE PELAS PESSOAS.
PROCESSOS e PROJETOS
Mirando sempre a participação, a pesquisa e a inovação, a Laura monta equipes multidisciplinares, que se adaptam a cada desafio relacionado ao espaço público, e é desenvolvido um plano de ação. Os integrantes da equipe costumam formar um grupo bem diverso, formado por pessoas do próprio cliente e por especialistas externos, as pessoas sendo selecionadas a partir de suas habilidades e experiências.
Por narrativas que têm diagnóstico, ativação cultural, prototipagem, análise, projeto de uso e permanência e acompanhamento de pós-ocupação, são produzidas entregas que vão de planos de ação a mobiliário, traquitanas interativas ou o desenho de toda uma área, até a organização de uma publicação ou de um app, a depender a demanada do cliente e da solução encontrada pela equipe.
Nesse método, são centrais o conhecimento da Laura sobre o uso de arquiteturas temporárias, de ativação cultural, de mobiliário urbano como agente de mudança, de instrumentos de inovação social e o entendimento do projeto como resultado de um processo inclusivo.
Para o Sesc Osasco, onde a demanda era uma arquitetura em microescala, como mobiliário urbano ou estruturas temporárias, foi criado o ponto de ônibus cultural, em parceria com Barão Di Sarno, da QUESTTO|NÓ. O ponto consolida em uma só estrutura a funcionalidade do ponto de ônibus com conforto, mais estantes de livros, jardim vertical e autossuficiência energética.
Pela MUDA práticas urbanas, foi desenvolvido o projeto Nossa Força, para o departamento de inovação da AES Eletropaulo. O trabalho contou com um time interdisciplinar, junto com o escritório 23 SUL e uma equipe de consultores especialistas, dentre eles Jaap Klaarenbeek e Marcos L. Rosa.
O desafio foi criar na Brasilândia um espaço para a comunidade na área contígua ao linhão de energia.
O projeto desenvolvido teve como direcionamento a transformação e o despertar do senso de pertencimento e cuidado em uma área usada como descarregamento de entulho, resultando no projeto do Parque Linear Cantareira-Peri.