WORKSHOPS e CURSOS

 

Há workshops de um só dia, de cidadania ativa, quando se analisa o contexto urbano ao nosso redor e se constrói um plano de ação para intervir, como foi feito na 8a Semana de Arquitetura da UNESP Presidente Prudente, "Espaço Outro".

 

Um formato mais com mais dias, permite a prototipagem do plano de ação, tendo como resultado uma intervenção urbana coletiva.

 

Também foi desenvolvido um curso que vai desde o começo das cidades, o princípio da organização do território, teorias e práticas da produção do espaço urbano, novo urbanismo, focando na atualidade: coletivos pelo mundo, iniciativas cidadãs e cidades insurgentes.

 

A convite da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNESP de Presidente Prudente, fui convidada para compor a mesa "Espaço Outro" e também a dar um workshop. No workshop de percepção urbana escolhemos uma praça próxima da universidade, identificamos o que poderia melhorar e fizemos um plano de ação para colocarmos em prática com o que tínhamos disponível.

Nesse workshop de apenas um dia, já ficou claro que para dar mais qualidade a um espaço público não se precisa de muita coisa: é obervar, se comunicar, e partir para por a mão na massa!