Processos radicais estão mudando rapidamente as cidades que vivemos. Cada vez é mais evidente que o modo pelo que as cidades são produzidas não tem como resultado qualidade de vida ou justiça socioespacial. Os instrumentos tradicionais são incapazes de enfrentar os novos desafios.
É urgente criarmos 
modos de agir que transformem as nossas cidades para melhor.

 
URBANISTA ESPECIALIZADA
EM CULTURA E ESPAÇOS
PÚBLICOS.

Arquiteta urbanista, Laura Sobral graduou-se e é mestre pela Universidade de São Paulo, com intercâmbio na Universidad Politecnica de Madrid.

Desde 2007, Laura estuda e realiza intervenções urbanas, arquiteturas temporárias para a ativação dos espaços públicos. Em janeiro de 2014 teve a iniciativa do A Batata Precisa de Você, movimento de ocupação regular do Largo da Batata [São Paulo - SP], que evidencia, por meio do urbanismo tático, os potenciais de ocupação da praça, prototipando mobiliário urbano e promovendo atividades culturais e de lazer, para pensar coletivamente alternativas de produção de cidade com a participação efetiva de seus cidadãos.
É cofundadora do Instituto A Cidade Precisa de Você, que tem como foco a ativação e melhora dos espaços públicos urbanos e a articulação entre os vários atores dos territórios da cidade. 

Como fellow do The German Chancellor Fellowship for tomorrow's leaders – Alexander von Humboldt Foundation , desenvolveu a partir de Berlim, na Alemanha, um projeto sobre instrumentos urbanos para a gestão compartilhada de espaços públicos que resultou no seu livro Doing it Together – cooperation tools for the city co-governance (ZKU Press, 2019).

Atualmente está baseada no Porto fazendo seu doutoramento (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e TU Wien) sobre políticas públicas que apoiam o tecido associativo local na qualificação de espaços públicos.  

ATUAÇÃO

• MAPEAMENTO DE POTENCIALIDADES E DESAFIOS TERRITORIAIS

• ESTRUTURAÇÃO DE PLANOS DE AÇÃO A MUITAS MÃOS

MOBILIZAÇÃO AÇÃO COLETIVA

• ANÁLISE DO IMPACTO E SISTEMATIZAÇÃO DE PROCESSOS E RESULTADOS

• ARTICULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE SUSTENTABILIDADE

E DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO COMPARTILHADA 

 

 

Palestras e aulas tanto para um público de especialistas quanto para o público em geral, falando de práticas de cidadania ativa, cidades hackeáveis, produção social do espaço e os coletivos urbanos.

 

 

Workshops de percepção urbana de curta e maior duração, desde a análise de uma situação ou território até o plano de ação para melhorá-lo coletivamente e a prototipagem da ideia.

 

Desenvolvimento de processos e projetos para espaços públicos, da micro à macro escala. Fazer coletivamente é o método pelo qual são concebidas soluções inovadoras e eficientes para novos desafios urbanos, centradas no usuário da cidade como protagonista.

 

Colaborações para a potencialização de projetos urbanos, trazendo um olhar arejado e contribuindo com referências, com especial foco em espaço público e políticas urbanas colaborativas para a gestão compartilhada de espaços públicos e comuns. 

 

Produção de textos para a mídia de amplo alcance e para a especializada. 

Publicações sobre espaços públicos, processos participativos, cidadania ativa, ativação cultural, arquitetura temporária e temas correlacionados de urbanismo contemporâneo.

 

 

Intervenções urbanas que ativam espaços públicos das cidade, provocando o imaginário e fortalecendo comunidades. Por meio da produção de encontro de pessoas a partir de propostas simples, são criadas situações para o intercâmbio de ideias.

 

 

 

ALGUNS TRABALHOS

Urban Thinkers Campus
Urban Thinkers Campus

participação na mesa Cultura e Cidade e no debate o Ocupações Urbanas: Ativismo, Fetiche e Políticas Publicas. organização: UFPE e ONU Habitat cidade: Recife

publicação Virada Sustentável
publicação Virada Sustentável

organização da publicação "Como virar sua cidade?" da Virada Sustentável de 2015 que reuniu conteúdo sobre "Conexões de Ocupação" da cidade de SP contratação: Virada Sustentável cidade: São Paulo

ponto de ônibus cultural
ponto de ônibus cultural

projeto proposto e desenvolvido pela MUDA em parceria com Barão Di Sarno, da Questto|Nó. cliente: Sesc Osasco cidade: Osasco

projeto de praça
projeto de praça

projeto de praça para o Bairro da Gente, desenvolvido junto a Zoom arquitetura e à Barão Di Sarno como plataforma flexivel para usos cidadãos. contratação: Bairro da Gente | Zoom arquitetura cidade: Limeira

workshop mão na massa
workshop mão na massa

workshop "A Praça é Massa" de intervenção urbana no Sesc Interlagos cidade: São Paulo

mobiliario para o Espaço Cidadania
mobiliario para o Espaço Cidadania

mobiliário temporário desenvolvido pelo Instituto A Cidade Precisa de Você para o espaço Cidadania nas Ruas, do Festival de Direitos Humanos 2015. organização: Prefeitura de São Paulo cidade: São Paulo

PRINCIPAIS COLABORAÇÕES

logo humboldt.png
iscte logo.png
senac.png
 
 
 

CONTATO

laura@laurasobral.com 

 

 

 

 

 

 

  • Facebook - Black Circle